LANÇAMENTO DO LIVRO “MANUAL DE BERROS E A POESIA FÍSICA”, DE KIKO FERREIRA

LANÇAMENTO DO LIVRO “MANUAL DE BERROS E A POESIA FÍSICA”, DE KIKO FERREIRA

Noites de insônia, a convivência em grupos de whatsapp marcados pela polarização política e a leitura constante, no aplicativo, de mensagens acaloradas digitadas em caixa alta. Esse foi o cenário de grande parte do processo de criação de Manual de Berros e a Poesia Física, décimo livro de poesia do escritor, jornalista, crítico musical, letrista e radialista Kiko Ferreira.

Manual de Berros e a Poesia Física é uma publicação poética que navega pela relação do ser humano com o universo digital e que, ao mesmo tempo, busca o resgate do tempo da delicadeza, como cantado na canção de Chico Buarque, “Todo o sentimento”. “A minha poesia é distinta da poesia do Manoel de Barros. Mas o texto dele me traz a necessidade da delicadeza, do ínfimo, do pequeno, do simples, que você torna complexo sem perder a beleza. E atingir a simplicidade é o mais difícil”, comenta Kiko Ferreira.

Com um humor ácido, característica presente na obra poética completa do escritor, e críticas a uma sociedade que cada vez mais berra e não consegue dialogar, Manual de Berros não deixa de lado o lirismo romântico e apresenta versos que contêm ritmo, melodia e cadência, explicitando as relações íntimas do autor com a música e a comunicação, além das influências de Paulo Leminski, Leonard Cohen, Chacal, Marcelo Dolabella e Bob Dylan.

“A vida inteira meus poemas sempre tiveram uma pegada lírica e também bem humorada. O poema, para mim, é como uma fotografia. E a minha metáfora é o fotógrafo de esporte. Ele tem que se armar tecnicamente para que, na hora em que a jogada acontecer, fazer o melhor registro. Não tem como combinar a jogada antes com o atacante. Ou como o goleiro vai fazer a defesa. A minha poesia é assim, nasce do momento, instantânea. A gênese do meu poema vem do flash, da sacada”, explica Kiko.

Outra característica forte em Manual de Berros é a ironia, que já pode ser notada na sobrecapa, quando o leitor se depara com uma espécie de “manual do consumidor”. “É uma brincadeira, uma crítica a tudo que tem manual e regrinha”, comenta.

A temática sobre uma humanidade “que mais tecla do que interage” é um ponto alto de seus versos, como em “Milhão de likes”:

alta                             ansiedade

baixa                          saciedade

média sociedade (tá cada vez mais high a low society)

 “O digital trouxe muita coisa importante. Hoje não preciso buscar fitas de produções antigas ou abrir muitas gavetas procurar documentos públicos. Procuro no Google, no YouTube e pronto. Quem tem discernimento sabe aproveitar o mundo digital muito bem. O problema é que hoje ele diminui a convivência coletiva, o diálogo. As pessoas passaram a ser personagens de selfies e posts. E o mundo, as coisas e os outros, cenário”, pontua.

Lançamentos

“Manual de Berros e a Poesia Física” terá seu primeiro lançamento no dia 3 de março (terça-feira), às 19h30, na sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, em uma edição especial do projeto Sempre um Papo. Kiko Ferreira estará com os poetas Thaís Guimarães e Tonico Mercador para falar sobre poesia e autografar seus livros. A entrada é franca.

Já no sábado, dia 7 de março, das 12h às 14h, será realizada uma performance literária em frente à loja Acústica CD (rua Fernandes Tourinho, nº 300, Savassi) com as presenças de João Diniz, Mário Alex Rosa, Francesco Napoli, Matilde Biadi, Daniella Zupo, Fernanda Ribeiro, César Maurício, Ronaldo Gino, Edmundo Novaes, Pedro Olivotto, Brenda Marques, Luisa Roscoe, Patrícia Ahmaral e Sérgio Moreira. Depois o lançamento seguirá na livraria Quixote (rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi) com uma tarde de autógrafos com o autor. A entrada é franca.

Sobre o autor

Kiko Ferreira é jornalista, radialista, letrista e poeta. Possui uma trajetória extensa no mercado de comunicação, tendo atuado em diversos veículos: Jornal Estado de Minas, Rádio UFMG, Rádio Guarani, Rádio Inconfidência, Rádio Geraes FM, Rádio 107 FM, Band Minas e TV Horizonte. Kiko também foi presidente da Rede Minas de Televisão e diretor de produção musical da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Como escritor, Kiko Ferreira, desde a década de 80, já publicou nove livros de poesia e diversas coletâneas.

Sobre a editora Impressões de Minas

É uma editora mineira independente, que promove a publicação de novos autores e de diversos gêneros textuais, para adultos e crianças. A Impressões de Minas possui dois selos: o Leme, direcionado à publicação de poesia e prosa; e o Jubarte, dedicado à publicação de livros infanto-juvenis. Ao longo de seus oito anos de história, realizou publicações de nomes como China e Tulipa Ruiz (Carlos Viaja, Selo Jubarte), Flávia Péret (Os Patos, Selo Leme), Brisa Marques e Clarice Panadés (corpo-concreto, Selo Leme) e Ana Elisa Ribeiro (Dicionário de Imprecisões, Selo Leme). Em sua trajetória, a editora realiza eventos e iniciativas que visam fortalecer a cena literária, como a Feira Textura – pequena feira de publicações independentes –, que está em seu terceiro ano, na décima segunda, e que hoje é uma das principais feiras de publicações independentes de Belo Horizonte. Também realiza a Feira Urucum: artes gráficas e design editorial e a Feira Curupira: artes e publicações infantojuvenis.

 

Serviços:

Dois Lançamentos do livro “Manual de Berros e Poesia Física”

Autor: Kiko Ferreira

Editora: Impressões de Minas

 

1º Evento:

Edição Especial projeto Sempre um papo

Data: 3/3 (terça-feira)

Horário: 19h30

Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

Entrada franca

 

2º Evento:

7/3 (sábado)

12h às 14h performance literária

Local: Acústica CD´s – Rua Fernandes Tourinho, 300 – Savassi

Tarde de autógrafos

14h às 16h
Local: Livraria Quixote – Rua 
Fernandes Tourinho, 274 – Savassi

Entrada franca

Informações técnicas do livro

Manual de Berros e poesia física

Autor: Kiko Ferreira

Impressões de Minas. 1ª edição (2020)

1×1 cores

Páginas: 116ISBN 978-85-63612-79-3

Valor: 35 reais

Data

03/03/20

Custo

GRATUITO

Localização

Vários locais
Categoria
QR Code

No Comments

Leave a Reply

PROMOÇÃO, SORTEIO DE INGRESSOS CONHEÇA SEJA PARCEIRO ENTRE EM CONTATO, QUEREMOS CONVERSAR COM VC QUERO SER PARCEIRO
NOSSO TIME

EXPEDIENTE


O ESQUEMA NOVO é feito por esta equipe supimpa!
#ESQUEMANOVO

REDES SOCIAIS


SEMPRE QUE PRECISAR

FALE CONOSCO


Dúvidas, elogios, envio de material, palpites
e até mesmo xingamentos por aqui!