FESTA DA FRANCOFONIA

FESTA DA FRANCOFONIA

No ano em que a Organização Internacional de Francofonia completa seu cinquentenário, uma comitiva de países francófonos incluindo a França, a Bélgica, o Canada e a Suíça, junto coma Aliança Francesa de Belo Horizonte realizam em nossa cidade a 6ª edição da Festa da Francofonia, entre os dias 7 e 29 de março.  A programação envolve exposições, conferências, sessões de cinema, apresentações musicais e de danças, oficinas, concursos e até um divertido jogo de pétanque.

A Festa da Francofonia busca celebrar a diversidade das culturas francófonas e a riqueza da língua francesa. “Atualmente, o francês é a terceira língua do comércio e a segunda língua mais estudada no mundo. Falada por 300 milhões de locutores, ela é presente em todos os continentes e apresenta uma expansão que vai além dos falantes nativos. Nesta ocasião, celebramos a pluralidade das culturas francófonas, e a importância de um idioma que, segundo várias projeções, poderia ser a primeira língua falada no mundo em 2050 pelo impacto demográfico da África e pela sua vitalidade própria”, explica o diretor da Aliança Francesa de Belo Horizonte, Yves Mahé.

A abertura oficial da festa acontece na noite do dia 20 de março, o Dia Internacional da Francofonia, na Sala Minas Gerais, com um concerto da Filarmônica de Minas Gerais incluindo obras de Saint-Saëns e de Fauré. A cerimonia é apenas para convidados e contará com a presença do Consul geral da França no Rio de Janeiro e Consulados Honorários dos países organizadores da Festa da Francofonia. O concerto é aberto ao público e integra a Temporada 2020 da Orquestra.

No dia 7 de março, às 20h, será apresentado o solo de dança ‘’Pour sortir au Jour’’, de Olivier Dubois, no Teatro do Minas Tênis Clube. O artista, que já foi considerado como um dos 25 melhores dançarinos do mundo e integrou equipes de dança do Cirque du Soleil e Celine Dion, se apresenta sozinho no espetáculo, improvisando e interagindo com o público.

Companhia Scalène realiza uma formação de dança entre 17 e 20 de março, finalizando sua participação na Festa da Francofonia no dia 21, às 20h, no Teatro Francisco Nunes, com a apresentação do espetáculo ‘’un pied devant l’autre’’ (Um pé depois do outro). A coreógrafa Youtci Erdos aborda o tema “caminhada” na peça, com a ideia de ultrapassar as hesitações do mundo, o imperativo vital de “se mexer”, a possibilidade de cair e se levantar só e com os outros, como uma aventura coreográfica. A apresentação conta com participação de 7 bailarinos e de 15 figurantes locais.

O célebre pianista francês Simon Ghraichy, considerado um dos músicos mais promissores do país, é convidado especial da Orquestra de Câmara Sesiminas, em concerto a ser realizado no dia 18 de março, às 20h. A apresentação, que ocorre no Teatro Sesiminas, também integra a série “Sempre às Quartas”.

Já no campo da sétima arte, a mostra “Cinema Francófono – Être Vivant” conta com dois locais para exibição das películas: o MIS Cine Santa Tereza e o Sesc Palladiumentre 20 e 29 de março. Na lista de filmes, “Aïlo: une Odyssée en Laponie”, “Libre, “Emma Peeters”, “Amal”, “Lamb”, “Il était une forêt” e muito mais.

A pesquisadora Dina Therrier apresenta, no dia 23 de março, às 19h, na Sala Multimeios do Centro Cultural Minas Tênis Clube, a conferência “Imigração de mulheres haitianas em Belo Horizonte/Brasil: identidades femininas, relatos de si e autonomia, abordando os desafios e de recomeçar no Brasil.

A celebração da francofonia também oferece uma oportunidade ímpar aos interessados em estudar em universidades de países que têm o francês como idioma. Será possível se reunir com representantes de importantes instituições da França, Bélgica e Canadá durante o Ciclo De Palestras Como estudar em países francófonos? O evento acontece entre os dias 23 e 26.

coreógrafo canadense Louis Wauthier vem ao Brasil para realizar oficinas de dança Folclórica, apresentando danças étnicas de Quebec, e conferências a respeito da região de Saguenay. As atividades acontecem entre os dias 23 e 26 de março, em vários centros culturais, em uma parceria com o Centre linguistique du Cégep de Jonquière.

Lembrando o Ano dos Quadrinhos na França, será realizado no dia 24 de março, às 15h, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, o Atelier de Bande Dessinée com o quadrinista francês Jean-Denis Pendanx, responsável por inúmeras histórias e ilustrações francesas, como Diavolo le solennel, Labyrinthes, Les Corruptibles, Abdallahi, entre outros. A Biblioteca também recebe uma exposição que apresenta uma retrospectiva da obra de Pendanx, entre os dias 9 e 24 de março.

Academia Mineira de Letras, por sua vez, irá receber, no dia 26, às 15h30, a oficina de escrita de Slam, com o artista belga Mochélan, que trabalha com expressões como hip-hop, slam, rap e até teatro. Os participantes terão iniciação às técnicas de rap e de slam em francês. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e há limite de vagas para 15 pessoas. No mesmo dia, às 19h, o artista realiza um encontro aberto de Slam para o público com a presença de outros artistas locais, também na Academia.

Mochélan é responsável por outra atração na programação. O espetáculo “Le Grand Feu” será apresentado no dia 27 de março, às 20h, no Teatro de Bolso do SescPalladium. A peça homenageia o famoso Jacques Brel. Mais do que um simples tributo ou um recital de canções, é um encontro com as palavras e pensamentos do Brelà través de textos às vezes menos conhecidos.

Paralelamente às manifestações culturais, a Festa da Francofonia promove os concursos “La Plume D’Or” e “Dis-moi dix mots”. O “La Plume D’Or” é uma competição do idioma francês para estudantes de diferentes níveis das Alianças Francesas. O primeiro colocado irá ganhar uma estadia em Paris, em março de 2021, durante a Semaine de la Francophonie na capital francesa. O “Dis-moi dix mots”, por sua vez, consiste na produção de textos em torno de dez palavras francófonas escolhidas para 2020, cujo tema é a “Água”, e oferece bolsa de estudo na Aliança Francesa ao vencedor.

Para finalizar a programação, no dia 29 de março, uma divertida partida de pétanque + piquenique acontece no Parque Municipal Mangabeiras. O tradicional jogo francês consiste em arremessar bolas de aço na tentativa de aproximá-las o máximo possível de uma bolinha de madeira. Com coordenação do francês Philippe Watel, proprietário do restaurante “Au Bon Vivant” e participação de membros da comunidade francófona de Belo Horizonte.

A realização da Festa da Francofonia é da Aliança Francesa Belo Horizonte, da Embaixada da França, do Wallonie Bruxelles International, do Campus France Brasil e do Centre Linguistique du Collège de Jonquière.

O evento tem o apoio do Governo do Canadá, da Embaixada da Bélgica, do Consulado Honorário da Suíça, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, e do restaurante Au Bon Vivant. O apoio cultural é da Academia Mineira de Letras, da Fundação Municipal de Cultura, do Sesi Minas, do Centro Cultural Minas Tênis Clube, do MIS Cine Santa Tereza, do Sesc Palladium, do Museu da Moda e da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

 

PROGRAMAÇÃO

7 de março

20h -Solo de Dança “Pour sortir auJour’’ de Olivier Dubois

Local: Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube (R. da Bahia, 2244).

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 12h às 19h. A bilheteria funciona até 30 minutos depois do início do espetáculo.

Formas de pagamento: dinheiro e todos os cartões de débito e crédito.

Horário de abertura da plateia para entrada do público: 30 minutos antes do horário da apresentação.

Mais informações: (31) 3516-1360

Ingressos online: https://www.eventim.com.br/

 

De 9 a 24 de março

Exposição de BANDE DESSINÉE

Retrospectiva da obra do J.D. Pendanx

Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21)

 

17 a 21 de março

Companhia Scalène com o espetáculo ‘’Um Pé Depois do Outro’’

Formação de dança de 17 a 20 de março

20h – Apresentação para o público no dia 21 de março

Local: Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, 1321, Centro)

18 de março

20h30 – Orquestra de Câmara SESIMINAS: Série “Sempre às Quartas” com o pianista Simon Ghraichy

Local: Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia)

18 de março

Concurso La Plume d’Or – concurso voltado para os estudantes AFs a partir do nível A2

Local: Aliança Francesa

De 20 a 31 de março

Mostra Cinema Francófono Être Vivant

Sesc Palladium

MIS Cine Santa Tereza

20 de março

 

19h – Abertura oficial da 6ª edição da Festa da Francofonia na Sala Minas Gerais com Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (somente para convidados)

Local: Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo,1090 – Barro Preto)

20h30 – Apresentação de concerto dentro da temporada da Orquestra.

O enigma de uma sinfonia | Festival Beethoven 250

Fabio Mechetti, regente

Danielle Akta, violoncelo

LEVY – Werther – Abertura Dramática

FAURÉ – Elegia, op. 24

SAINT-SAËNS – Concerto para violoncelo nº 1 em lá menor, op. 33

BEETHOVEN – Sinfonia nº 8 em Fá maior, op. 93

 

23 de março

19h – Conferência Imigração de mulheres haitianas em Belo Horizonte/Brasil: identidades femininas, relatos de si e autonomia com a pesquisadora Dina Therrier.

Local: Sala Multimeios – Centro Cultural Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2244, Lourdes)

De 23 a 26 de março

Ciclo De Palestras Como estudar em países francófonos?

Locais e horários a confirmar 

23 a 26 março

Atelier de dança quebequense + conferência Saguenaycom o coreógrafo quebequense Louis Wauthier

Locais: UFMG, Minas Tênis, CRJ e FUMEC.

Horários a confirmar 

 

24 de março

15h – Atelier de BANDE DESSINÉE com Jean-Denis Pendanx

Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21)

 

26 de março

15h Premiação do concurso “Dis moi dixmots”

15h30 – Atelier de escrita de Slam com Mochélan

Inscrições:

19h – Encontro de Slam com artistas locais

Aberto ao público

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466, Centro)

 

27 de março

20h – Show de SLAM com o artista Belga, Mochélan

Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)

29 de março

13h – Jogo de pétanque + piquenique

Local: Parque Municipal Mangabeiras

 

SERVIÇO

Festa da Francofonia 2020

Aliança Francesa

7 a 29 de março

Locais variados

 

Mais informações: (31) 3291-5187

afbh@aliancafrancesabh.com.br

aliancafrancesabh.com.br

Data

29/03/20

Custo

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARA SABER OS PREÇOS

Mais Informações

Leia Mais

Localização

Vários locais
Categoria
QR Code

No Comments

Leave a Reply

NOSSO TIME

EXPEDIENTE


O ESQUEMA NOVO é feito por esta equipe supimpa!
#ESQUEMANOVO

REDES SOCIAIS


SEMPRE QUE PRECISAR

FALE CONOSCO


Dúvidas, elogios, envio de material, palpites
e até mesmo xingamentos por aqui!